Confira no texto do Dr. Paulo Cesar Magnusson as causas mais comuns das câimbras na atividade física e como evitá-las.
Câimbra é uma contração repentina e involuntária de um músculo de forma continua e dolorosa. Ocorre comumente em músculos posteriores dos membros inferiores podendo ser desencadeada durante atividades físicas (objeto deste informativo), no diabetes, hemodiálises, uso de diuréticos, deficiências de Vit. B, durante o sono (idiopática) e doenças vasculares.
As câimbras em atividades esportivas são mais comum em atletas mais velhos, sem um preparo físico adequado, sem controle nutricional e de hidratação. Podem também ocorrer em atletas de edurance, futebol e maratona.
Fatores ambientais também podem favorecer o aparecimento de câimbras como: o frio, causando constrição de vasos sanguíneos diminuindo o aporte de sangue ao músculo e o calor excessivo e úmido levando a uma sudorese intensa com perda de sódio (hiponatremia) e outros eletrólitos fazendo com que o corpo procure fontes alternativas como músculos.
Bom alongamento, boa hidratação antes e depois de atividades, reposição de sódio nos intervalos (bebidas esportivas), evitar uso de álcool e cafeína pois favorecem a desidratação, treinos regulares, evitar atividades intensas no frio, no calor excessivo e após alimentação podem prevenir aparecimento da câimbra.
Em caso de crise de câimbra procure relaxar e repousar o local alongando o músculo antagonista, massagear levemente o local com calor, suspender atividade por pelo menos 24hrs e hidratar-se.